27/06/2011

Mapeamento das Rotas Escolares - São Miguel do Guamá - PA

A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Guamá, em uma iniciativa inédita, utilizou um novo método para realizar o mapeamento das rotas do transporte escolar, envolvendo tecnologias de espacialização de dados geográficos, conhecidas como Geotecnologias. Para que fossem elaborados os mapas finais de cada uma das rotas, foi utilizado um GPS de Navegação E-trex Vista HCx; o programa DNR Garmin para baixar os pontos e trilhas do GPS e um Sistema de Informações Geográficas para tratamento das informações e elaboração dos mapas.

De posse destas informações, as secretarias municipais de Educação e de Administração poderão efetuar os cálculos dos valores por quilômetros de cada uma das rotas, visualizá-las de forma individual, ter a noção exata da forma como estas são traçadas e quais comunidades são contempladas, e também, ter uma visão geral da espacialização de todas em conjunto, facilitando assim a elaboração de novas rotas e ajuste das atuais.

Abaixo o primeiro dos 39 mapas que foi fornecido para as Secretarias Municipais de Educação e de Administração e uma foto de alunos no quando da utilização do transporte escolar na localidade do Urucuriteua.


Este é apenas um exemplo de como as Geotecnologias podem auxiliar na gestão municipal, facilitando na tomada de decisões pontuais e trazendo confiabilidade aos gestores, pois se sabendo onde será aplicada determinada ação no âmbito municipal, tem-se a noção exata de quais comunidades serão afetadas diretamente. Outro exemplo cabal que pode ser citado é a espacialização das áreas com risco de alagamento na sede municipal, este mapeamento é imprescindível para que o gestor municipal tenha em mãos um “raio-x” total da cidade, podendo assim, planejar ações de intervenção, com a localização exata das áreas mais afetadas por ordem de prioridade.


Por: Elton Jean Peixoto
Apoio de campo: Ademiro Oliveira

2 comentários:

  1. Meu amigo,
    Com um pouco de criatividade e conhecimento podemos ir longe!!!
    Parabéns pelo excelente trabalho.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. É importante que os gestores conheçam a funcionalidade do geoprocessamento no que diz respeito à gestão pública. A partir do momento em que este seja melhor conhecido e empregado o planejamento se tornará cada vez mais bem estruturado e eficiente.

    ResponderExcluir