04/05/2011

Ananindeua é o primeiro município do Pará a ter uma Unidade de Conservação em cadastro nacional

Nota do Blog: Já tive o prazer de conhecer o local e posso dizer que é muito bem cuidado e de muito bom gosto. Local perfeito para levar a família, parar para apreciar a natureza latente do local, e também, caminhar respirando o ar puro do parque, que repleto de árvores faz com que a poluição fique do lado de fora. Para quem gosta de espaços para contemplação da natureza e com infraestrutura como o Bosque (Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves) e o Museu Emílio Goeldi, eu indico o Parque Ambiental de Ananindeua "Antonio Danúbio".




Visualizar Parque Ambiental Antonio Danúbio em um mapa maior

Na manhã da última terça-feira (03), o Ministério do Meio Ambiente confirmou a informação de que o Parque Ambiental de Ananindeua "Antonio Danúbio" foi reconhecido como a primeira Unidade de Conservação municipal do Pará inscrita no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). Até o momento, somente as Unidades de Conservação Estaduais estavam cadastradas no CNUC.

Para o secretário de Meio Ambiente de Ananindeua, Rui Begot, o município sai na frente mostrando a população o quanto o tema meio ambiente está sendo priorizado. “Esse é apenas o começo de muitos trabalhos que Ananindeua ganhará na questão ambiental. Nossa meta é ampliar esses projetos implantando futuramente o Parque do Seringal e o primeiro Bosque de Ananindeua”.

Segundo o secretário, fazer parte do cadastro nacional possibilita solicitação de recursos federais do Fundo Nacional de Compensação Ambiental (CEF-MMA). Os recursos são oriundos de de atividades e empreendimentos potencialmente poluidores ou utilizadores de recursos naturais que, em função da instalação ou operação de empreendimentos, causam significativo impacto ambiental.

O Fundo contemplará exclusivamente para unidades de conservação reconhecidas pelo CNUC como pertencentes ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. O Parque Ambiental de Ananindeua “Antonio Danúbio” foi cadastrado junto ao CNUC como Unidade de Conservação Municipal de Uso Sustentável, na categoria Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).

O Parque está localizado às margens da BR 316, km 05, e tem como objetivo garantir a preservação e a proteção da fauna e da flora ali existentes, além de promover a utilização dos componentes naturais na educação ambiental, com a finalidade de tornar a comunidade parceira na conservação do patrimônio natural do município.

O Parque Ambiental de Ananindeua "Antônio Danúbio" fica no km 5 da BR 316 e está aberto de terça-feira a domingo, de 8h às 17h para visitação. Para atividades esportivas, o horário é de 6h às 8h e das 17h às 18h. Escolas e demais instituições interessadas em agendar visitas devem entrar em contato pelo número (91) 9229-3862.

Fonte: Prefeitura de Ananindeua (Assessoria de imprensa)

2 comentários:

  1. O Parque é realmente muito bonito, moradores da região metropolitana precisam conhecê-lo. Parabéns pela notícia! Eliana.

    ResponderExcluir
  2. o parque é muito lindo,e o mais legal é que moro bem perto.........Luciane......

    ResponderExcluir