28/11/2017

Zoneamento Ecológico-Econômico

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade
O zoneamento ecológico-econômico é o ordenamento territorial a partir da identificação e delimitação de espaços geográficos, zonas ou regiões, com base nas alternativas ou opções de sustentabilidade ecológica, econômica e social. É o principal instrumento para a ocupação planejada do território em vistas ao desenvolvimento sustentável. O ZEE deverá auxiliar na formulação de políticas territoriais que visam a proteção ambiental, a melhoria das condições de vida das populações e a redução dos riscos de perda do capital natural, para tanto, este a partir de uma avaliação sistemática estabelece zonas de planejamento que levam em consideração os elementos naturais e socioeconômicos além dos fundamentos jurídicos e institucionais. (Prof. Elton Jean Peixoto) 

Referência bibliográfica: Livro Planejamento Ambiental do autor J. Ribeiro De Almeida

Para aprofundar suas pesquisas, você pode CLICAR AQUI.

51 comentários:

  1. Zoneamento Ecológico-Econômico, também chamado Zoneamento Ambiental,tem como abjetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir do compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Ronaldy Vinicius, muito obrigado pela sua contribuição com nossas discussões.
      Sucesso!

      Excluir
  2. A Amazônia é uma floresta muito extensa que não respeita limites territoriais de municípios, estados, e países.
    Um dos grandes desafios hoje em dia é saber como explorar o capital natural sem degradar a floresta e saber aproveita cada área com o seu potencial.
    Uma das ferramentas usadas e pra mim a principal é o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), que usa vários mapas com informações sobre relevo, clima, solo, vegetação, fauna e a flora.
    Com todas essas informações em apenas um mapa podemos saber quais áreas precisam ser preservadas, as que ainda podem ser recuperadas e saber quais as que já estão degradadas, para que possa ser usadas para a agropecuária e pecuária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Carol Loureiro, comentário excelente, tenho certeza que você está preparada para a quarta avaliação. Muito Obrigado Pelas suas considerações.
      Sucesso!

      Excluir
  3. Isto é um ótimo resumo do zoneamento ecológico,mas vamos aprofunda estes fatores.
    O zoneamento ecológico também favorece muitos projetos que tem como objetivo estabilizar não só a regão mais também incentivar o mundo a esta pratica que melhora o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta ótimo adorei o seu argumento!!!

      Excluir
    2. Opa, muito obrigado BLENDA LEANDRO SILVA, sua contribuição é muito importante.
      Obrigado

      Excluir
  4. O zoneamento ecológico econômico trata-se de uma determinação e estudos de uma certa área,para que assim possam identificar e analisar funções para as mesmas,acatando informações como o ordenamento,delimitações de espaços geográficos e sustentabilidades ecológicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante como você conseguiu criar uma resposta criativa e correta. Muito bem Kawana Sousa, gostei demais do seu comentário.

      Excluir
  5. O Zee deve se fundar numa análise detalhada e integrada da região, considerando os impactos decorrentes da ação humana e a capacidade de suporte do meio ambiente.
    Considerando que cada zona terá características ambientais, sociais, econômicas e culturais distintas, a vulnerabilidade e potencialidades próprias, o padrão de desenvolvimento delas não é uniforme.
    O zoneamento ecológico econômico informa variadas ações de âmbito nacional e regional como os planos de ação para a prevenção e controle de desmatamento e das queimadas, existentes na Amazônia legal .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal você soube estimular bem a sua opinião

      Excluir
    2. Sarah Sousa, seu comentário está realmente muito bom, parabéns, sinto que teremos um primeiro ano do médio dos melhores.

      Excluir
  6. O zoneamento ecológico-econômico, refere-se a uma organização politica territorial, que tem como objetivo delimitar espaços naturais e socioeconômicos a ZEE (zoneamento Ecológico econômico) deverá auxiliar na formulação de politicas territoriais que visam a proteção ambiental, delimitando zonas ou regiẽs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direto e objetivo Guilherme Sousa, assim que se fala, é Guilherme, neste ritmo seu sucesso está garantido.

      Excluir
  7. Kauan Neves dos Santos28 de novembro de 2017 às 03:51

    O zonamento ecológico-econômico é um tratamento de estudos de áreas econômicas como relevo,clima,solo hidrografia,através de tratamento pode saber como ele estar sendo utilizado e depois e estabelecida a correlação entre esse elemento para a delimitação de área como atividades específicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Kauan Neves dos Santos, esta relação que você mencionou é a mesma sobreposição de imagens. Parabéns você entendeu certinho.

      Excluir
  8. o zonamento ecológico-econômico se caracterizar em ordenamento territorial que com a partir da identificação e delimitação da geografia zonas ou regiões e com base nos objetivos a sustentabilidade ecológica tem como objetivos principais de ocupação planejada pelo território,o zonamento tem como estabelece zonas de planejamentos que levam em consideração os elementos naturais entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Vania de Lima Alencar, este sustentabilidade ainda garante o melhor uso do capital natural da floresta.

      Excluir
  9. O Zoneamento Ecológico Econômico é um projeto que com certeza é apoiado pela população do norte. Trata-se de um plano que envolve clima,solo,relevo, para trabalhar com a floresta amazônica em pé, em varias áreas do brasil, entre(AC.AM.RO.MT.TO.MA.AP.RR) e em cada um desses estados tem um, uma forma diferente de trabalhar mas com um mesmo objetivo proteger as áreas florestais.O Desenvolvimento sustentável também faz parte do (ZEE) que é um projeto que faz parte trata se de um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades atual, mas pensando nas futuras gerações.Existem também áreas na Amazônia que são protegidas por leis, algumas para preservar as áreas verdes, e outras para apenas preservar as culturas das comunidades que aqui vive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denilson Sousa Morais, no caso da floresta é isso mesmo, aproveitar as áreas que ainda tem floresta e usar melhor. Sempre visando a sustentabilidade.
      Ótimo comentário!

      Excluir
  10. O Zoneamento ecológico econômico(ZEE),também chamado Zoneamento Ambiental tem com objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibiliza de desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental. Este mecanismo de gestão ambiental consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis segundo as características de cada uma delas.O objetivo e o o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio dos ecossistemas existentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Stephanye Oliveira, muito bom seu comentário viu, é uma ótima forma de apresentar o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
      Parabéns!!

      Excluir
  11. Felipe Maciel Brasilino28 de novembro de 2017 às 03:56

    Zoneamento Ecológico Econômico trata-se da determinação de áreas.Com características específicas para o gerenciamento ambiental e econômico.Inicia-se com o levantamento das informações sobre as características naturais como o clima,relevo,solo,hidrografia,flora e fauna,e as socioeconômicas como agricultura,pecuária,extrativismo e atividade industrial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Felipe Maciel Brasilino, muito obrigado pelo seu comentário, continue nos acompanhando, sempre temos novidades por aqui.

      Excluir
  12. Zoneamento Ecológico Econômico. Trata-se da determinação de áreas. com características específicas. por exemplo: áreas produtivas,áreas que estão degradadas e precisam ser recuperadas, áreas que é possível implantar projetos de expansão urbana e rural, áreas destinadas a preservação etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim mesmo Itailson Castro, temos que verificar as identidades das áreas.
      Obrigado, continue aqui conosco.

      Excluir
  13. laisa piedade rodrigues28 de novembro de 2017 às 04:03

    A amazônia e composta por vários campos florestais e culturais.E existem vários instrumentos que podem usar essa área de florestamento sem ter desmatamento, e com isso o istrumento (ZEE) zoneamento ecologico economico estuda muito a area florestal ,e tambem nos ajuda a como protejer a area , pensando tambem na area capitalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso laisa piedade rodrigues, muito pertinente seu comentário. Parabéns, visite também as outras postagens do Blog.

      Excluir
  14. Um dos instrumentos é o Zoneamento Ecológico Econômico. Trata-se da determinação de áreas (unidades especiais) com características específicas para o gerenciamento ambiental e econômico.

    ResponderExcluir
  15. O Zoneamento Ecológico Econômico serve para o desenvolvimento sustentável, e para conhecer a Amazônia.
    Ele auxilia na formulação que visa a proteção ambiental e o melhor para a população para a redução de riscos de perda de Capital.
    E o maior desafio HOJE é saber preservar a Amazônia, pois ela é muito extensa. E o ZEE também serve para saber as áreas que serão restauradas, e nas áreas desmatadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna Silva, gostei muito da sua opinião, mostra que você sabe do que se trata.
      Parabéns!

      Excluir
  16. zoneamento ecológico-econômico e um instrumento usado para se trata da determinação de área a característica naturais como o clima,relevo,solo,hidrografia,flora e fauna e as atividades socioeconômico são agricultura,pecuária,extrativismo e atividade industrial. (ZEE)dividi as atividades especificas exemplo:áreas produtivas, áreas que estão degradadas e precisam ser recuperadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josué Oliveira, muito obrigado pelo seu comentário, leia também nossas outras postagens.

      Excluir
  17. Mônica Da Conceição Vieira Soares28 de novembro de 2017 às 04:14

    o zoneamento ecológico-econômico trata-se da determinação de áreas de unidades espaciais o gerenciamento ambiental e econômico o zoneamento ecológico-econômico deveria auxiliar na formação de politicas territorial que visam a proteção ambiental as melhoria das condição de vida das população a redução dos riscos de perda do capital natural .levantamento da informação sobre as características naturais como o clima,relevo,solo,hidrografia,flora,e fauna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ZEE é realmente fundamental Mônica Da Conceição, obrigado pelo comentário.
      Continue nos acompanhando!

      Excluir
  18. Demorou mais conseguiu né ...

    ResponderExcluir
  19. O zoneamento Ecológico-econômico fala sobre a parte ambiental e Econômica que age por meio de territoriais de zona Rural e eficiente do uso impossibilitando determinado usos de Atividades econômico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Ismael, o blog está a sua disposição.

      Excluir
  20. o Zoneamento ecológico-econômico,trata-se do ordenamento de um território a partir da delimitação de espaços geográfico ou regiões.Ele prioriza a sustentabilidade de um território em ocupação planejada,também ele visa a proteção ambiental.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns professor Elton pela a criatividade. dou nota 10 pra você.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo seu trabalho e dedicacão à educação.

    ResponderExcluir
  23. Um assunto bastante pertinente a ser abordado e estudado em sala, pois nosso país ( nossa cidade) está precisando de uma readequação espaço/ocupação visando a preservação do nosso meio ambiente e melhorias na vida de que vive em uma cidade em expansão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Andréa, a intenção é fazer nossos alunos pensarem, pois são eles que irão comandar nossa cidade no futuro.

      Excluir
  24. Parabéns professor Elton pelo seu belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir