22/10/2017

Geografia e Geotecnologias X Educação e Diversão

Estas linhas imaginárias (imagem acima) que cortam o planeta Terra, são de fundamental importância para a nossa localização, através das duas principais linhas, podemos calcular a latitude e a longitude de qualquer ponto do planeta.
Suponha que você está andando de skate na pista lá da rotatória da 16, se o seu amigo está no outro lado do mundo, no Japão, e você quer mostrar para ele o local exato que você está; basta que você mande as coordenadas geográficas com a latitude e a longitude, que ele coloca no Google Earth e vai visualizar o local que você está (Só um detalhe, não é em tempo real como muitos pensam).
Neste caso, você pode colocar as coordenadas geográficas de latitude e longitude -5.340891° -49.092580°. (Basta copiar e colar no aplicativo/programa que ele vai direto para a pista de skate da 16)
Agora vamos ao desafio, poste nos comentários, os nomes das linhas (que aparecem na imagem abaixo) começando pelo meridiano e seguindo a sequência pela linha que está mais ao norte até a que está mais ao sul.
Vamos ver se você prestou atenção nas suas aulas de Geografia.

Link do Google Earth para quem quer aprofundar os conhecimentos, detalhe, é um aplicativo fantástico.

60 comentários:

  1. Trópicos de Capricórnio e Câncer, Linha do Equador, Meridiano de Greenwich, círculos polares Ártico e Antártico. Não sei se está na ordem correta mais são essas as linhas que cortam o planeta terra

    Ass: João Paulo Silva Martins 2° ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente João, não está em ordem, sendo que, os nomes estão corretos.

      Excluir
  2. A linha do hemisfério Sul é Trópico de Câncer e temos no hemisfério Norte a Linha do Trópico de Capricórnio.
    Por:Stella Ruth 2°ano "A"

    ResponderExcluir
  3. No hemisfério Norte as linhas são Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, temos a Linha do Equador divisória e já do hemisfério Sul as linhas são Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.
    Por:Stella Ruth 2°ano "A"

    ResponderExcluir
  4. As linhas que partem o mundo são seis; Circulo polar Ártico, Tropico de câncer, Linha do equador, Tropico de capricínico, Circulo Polar Antártico, e a que corta o meio que se chama meridiano de greewich
    Seguem na ordem decrescente.
    Pesquisem:"linhas imaginarias que cortam o brasil" e irá achar o nome e a ordem das linhas.
    - Petkovic Victhor. 2Ano"A" Oneide Tavares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Petkovic, não está na sequência, de qualquer forma, seu texto ficou bem legal.

      Excluir
  5. A primeira linha imaginária apresentada no mapa é o Meridiano de Greenwich, logo após o Circulo Polar Ártico, seguida pelo Trópico de Câncer,Linha do Equador,Trópico de Capricórnio e por último o Circulo Polar Antártico.
    ASS: Camila C. Magalhães

    ResponderExcluir
  6. Meridiano de greerwich,círculo polar ártico,trópico de câncer,linha do Equador,trópico de capricórnio e círculo polar antártico.

    ResponderExcluir
  7. Bom, as linhas do hemisfério Norte são Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, temos a linha divisória que é a do Equador e as linhas do hemisfério Sul são Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.
    Por:Luana Bernardo 2°Ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Luana, faltou apenas o meridiano, só que a sua resposta ficou legal.

      Excluir
  8. Como o mapa acima informa, existem 6 linhas imaginárias que servem como base global pra localização terrestre, e também, indica a mudança de clima como no caso da linha do equador.

    Segue abaixo o nome das linhas: (em sequência)

    1-Meridiano Greenwich
    2- Círculo Polar Ártico
    3- Trópico de câncer
    4- Linha do Equador
    5- Trópico de Capricórnio
    6- Círculo Polar Ártico

    Ass.: Victor Freitas.

    ResponderExcluir
  9. Circulo polar artico,
    Tropico de Cancer
    Linha do equador
    Tropico de Capricornio
    Circulo polar antartico .
    Nome :Willany B.S
    2°A.

    ResponderExcluir
  10. AS LINHAS DA IMAGENS, SÃO MERIDIANO DE GREENWICH; CÍRCULO POLAR ÁRTICO; T. câncer; EQUADOR; T.capricórnio;CÍRCULO POLAR ANTÁRTICO.QUE APARECEM NA IMAGEM ACIMA APRESENTADA.

    POR: ALINE PEREIRA 2A

    ResponderExcluir
  11. Todas as linhas imaginarias que passam sobre o mundo começando por linha de Greenwich que corta o mundo verticalmente em seguida vem o círculo polar ártico que corta o mundo horizontalmente logo mais a baixo temos o tropico de câncer e no centro temos a linha do equador que atravessa o mundo horizontalmente no centro sul do mundo temos tropico de capricórnio e por fim temos o círculo polar antártico. por: Mateus Otoniel turma:2 ano "A"

    ResponderExcluir
  12. bom os nomes das linhas começando com meridiano Greenwich e o circulo polar ártico e a segunda linha imaginaria que corta o mundo e Tropico de câncer e logo depois temos no centro a linha do Equador que corta o mundo horizontalmente logo mas a baixo vem tropico de capricórnio e o ultimo e não menos importante circulo polar antártico
    por: Felipe Silva 2 ano A

    ResponderExcluir
  13. Essas são linhas, que não existem fisicamente,por isso são chamadas de imaginárias, servem para fazer divisão cartográfica,facilitando a localização de qualquer ponto na superfície terrestre, através das referências de latitude e longitude.
    Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre.
    Ao norte, o círculo polar ártico, com latitude de 66º33',assinala o limite da zona de iluminação solar sobre as regiões polares durante os solstícios.
    O Trópico de Câncer, localizado ao norte na latitude de 23º27 (23 graus e 27 minutos),é a linha que indica o limite máximo em que os raios solares incidem verticalmente sobre a Terra durante os solstícios.
    Existem também,alguns paralelos especiais,como é o caso da Linha do Equador. Essa linha imaginária possui o mérito de possuir uma igual distância em relação aos dois polos do planeta. Desse modo, tudo que está acima dela representa o hemisfério norte, também chamado de boreal ou setentrional.
    Além desses exemplos, cita-se o Trópico de Capricórnio, por sua vez, possui a mesma função em relação ao hemisfério sul, com latitude de -23º27'.
    Concluindo, pode-se afirmar que o o círculo polar antártico em relação ao sul, apresentando, dessa forma, uma latitude inversa de -66º33'.
    -Juliana Aguiar Santos 2º ano ''A''.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto muito legal, neste caso tem-se que colocar a fonte que você usou para construir o texto.
      Obrigado!!!
      http://brasilescola.uol.com.br/geografia/paralelos-meridianos.htm

      Excluir
  14. os nomes das linhas são; o meridiano de Greenwich que traça todas as linhas paralelas, Circulo Polar Ártico que fica ao norte, em seguida vem Trópico de Câncer que fica logo abaixo, linha do Equador, Trópico de Capricórnio e abaixo fica o Circulo Polar Antártico que fica ao sul.

    por: Hathos Hipólito 2 A

    ResponderExcluir
  15. A primeira linha imaginária no mapa acima é chamada de Meridiano de Greenwich é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude.A segunda linha é chamada de Círculo Polar Ártico, São linhas definidas pelos pontos de interseção entre a superfície da esfera planetária (em questão a terrestre) e uma reta imaginária que passe pelo centro do planeta de forma a posicionar-se sempre perpendicular ao plano eclíptico, provida no mínimo uma rotação completa do planeta (um dia sideral). Em seguida vem a linha de Trópico de Câncer, E logo após vem a Linha que é chamada de Linha do Equador,logo em seguida vem a quinta linha que é chamada de Trópico de Capricórnio e por último vem o Círculo Polar Antártico. ASS: Ester Leite Reis- 2 ano "A".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, muito bacana, quando você usar sites para construir o texto, é sempre bom citar a fonte.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Círculo_polar

      Excluir
  16. A primeira linha é a Meridiano de Greenwich, é um grande círculo imaginário na esfera celeste que passa pelo polos celestes norte e sul.
    A segunda linha é o Círculo Polar Ártico,círculos polares as linhas definidas pelos pontos de interseção entre a superfície da esfera planetária.
    A terceira linha é o Trópico de Câncer,Trópico de Caranguejo é um paralelo situado ao norte da linha do equador que delimita as zonas equatorial e subequatorial norte.
    A quarta linha é a Linha do equador, uma linha imaginária que é muito importante principalmente para os estudos geográficos.
    A quinta linha e o Trópico de Capricórnio,são duas linhas imaginárias que cortam o globo terrestre no sentido horizontal.
    A sexta linha Círculo Polar Ártico,as linhas definidas pelos pontos de interseção entre a superfície da esfera planetária.

    - Lucilane de Lima Matias
    2°ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu texto mesmo diz, essas linhas são linhas imaginarias, elas servem para fazer a divisão cartográfica, localizando qualquer ponto da superfície terrestre. A primeira linha começa pelo Meridiano de Greenwich que corta a terra verticalmente, em seguida vem a segunda linha que se chama a linha do circulo polar Ático, terceira é a linha tópico de câncer, quarta é a linha mais conhecida por todos a linha do Equador, a quinta é a linha tópico de Capricórnio, e por último a linha circulo Polar Antártico, que é a linha q fecha o entorno da terra.

      Aluna: Sâmila Natiele Mendes Carvalho
      2* ano 'A'.

      Excluir
  17. A Primeira Linha é o Meridiano que passa sobre as localidades de Greenwich e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude.
    A Segunda Linha é o Círculo Polar Ártico as linhas definidas pelos pontos de interseção entre a superfície da esfera planetária e uma reta imaginária que passe pelo centro do planeta de forma a posicionar-se sempre por perpendicular ao plano eclíptico, provida no mínimo uma das rotação completa dos planetas.
    A Terceira Linha é o Trópico de Câncer ou Trópico de Caranguejos ela é uma paralela situada ao norte da linha do equador que delimita as zonas equatoriais e subequatoriais do norte.
    A Quarta Linha é a Linha do Equador ele é o nome dado à linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra como os planos que contém o seu centro e é perpendicular ao eixo de rotação.
    A Quinta Linha é o Trópico de Capricórnio um dos paralelo situado ao sul do equador terrestre. É um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da Terra.
    A Sexta Linha é Círculo Polar Antártico ele passa pelas partes mais ao norte da Antártida.

    - Claubiane Ferraz Souza
    2° ano "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Claubiane, muito seu texto.
      Faltou colocar a fonte: (https://pt.wikipedia.org/wiki/Círculo_polar)

      Excluir
  18. circulo polar ártico
    de acordo com a imagem referente, as linhas que cortam o planeta são;
    tópico de câncer
    tópico de capricórnio
    linha do equador
    circulo polar antártico
    não tenho certeza.
    por- Eslley
    turma; 2 ano A.

    ResponderExcluir
  19. De acordo com a imagem, as linhas que cortam o planeta são:
    linha de Greenwich
    círculo polar ártico
    trópico de câncer
    linha do equador
    trópico de capricórnio
    círculo polar antártico

    Por: Tais Lopes de Macena
    turma: 2 ano "A"

    ResponderExcluir
  20. As linhas imaginarias que cortam paralelamente a linha do equador,elas podem calcular a latitude e longitude de qualquer ponto do paneta terra. O primeiro e principal e a linha do Meridiano de Greenwich que divide o globo terrestre,o circulo polar Artico que fica em cima,o tropico de câncer que e proximo ao meio; linha do equador localizado no meio,tropico de caprocornio que em penùltimo, circulo polar artico localizado abaixo;
    ass;Valesca Medeiro 2 ano A

    ResponderExcluir
  21. As linhas do equador são necessarias para termos a base de onde estamos , eles são : Meridiano de Greerwich , círculo polar Ártico , trópico de Câncer , linha do Equador , tropico de Capricórnio é Círculo polar Antártico. ASS: Raylane de Morais 2A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linhas imaginárias Raylane, estão na sequência correta. Parabéns!

      Excluir
  22. A primeira linha é a linha Meridiana de Greerwich, que passa por toda as linhas. A segunda linha é a Circulo Polar. Que fica um pouco distante das outras linha, ela fica a cima. A terceira linha é a trópico de câncer. Fica quase ao meio próximo a linha do Equador que é a quarta linha, que se possiciona ao meio. Trópico de capricórnio, é a antepenúltima linha. E por ultimo a linha Circulo polar Antártico que fica a baixo de todas as linhas




    Ass; Tatiele Sousa
    Segundo ´´A´´

    ResponderExcluir
  23. As linhas imaginaria são seis, em primeiro Meridiano Greenwich ou meridiano principal ele divide o globo terrestre em ocidente e oriente, que permite medir a longitude.
    Circulo Polar Ártico terrestre, corresponde ao paralelo da latitude, define uma linha imaginária no planeta, ao norte da qual há pelo menos um dia de noite absoluta.
    Tropico de câncer ou tropico de caranguejo é um paralelo situado ao norte da linha do equador que delimita as zonas equatorial e subequatorial norte.
    Em seguida a Linha do Equador é uma linha imaginária. Ela é responsável por dividir o globo terrestre em dois Hemisférios e possui uma extensão de 40.000 quilômetros, por estar presente em toda a circunferência da Terra, acaba passando pelo trecho centro-meridional da América, Com o estabelecimento da Linha do Equador, foi possível fazer a divisão da Terra em: Hemisfério Sul, que também é conhecido como meridional ou austral e Hemisfério Norte, também conhecido como setentrional ou boreal.
    O Trópico de Capricórnio é o paralelo situado ao sul do equador terrestre. É um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da Terra. Delimita a zona tropical sul, que corresponde a um limite do solstício, que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste. É uma linha geográfica imaginária localizada ao sul do equador.
    círculos polares as linhas definidas pelos pontos de interseção entre a superfície da esfera planetária (em questão a terrestre) e uma reta imaginária que passe pelo centro da planeta de forma a posicionar-se sempre perpendicular ao plano eclíptico, provida no mínimo uma rotação completa do planeta.

    SRT.ISLÂNIA SANTOS 2°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Islânia, deu trabalho para elabora este texto hem?
      Ficou muito legal, parabéns.
      Da próxima cite a fonte usada no final do texto.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Círculo_Polar_Ártico)
      Obrigado!!!

      Excluir
  24. meridiano de Greenwich, circulo polar ártico,tropico de câncer, equador,tropico capricórnio,círculo polar antártico.
    Andressa anjos 2 ano "A"

    ResponderExcluir
  25. como o seu texto relata, essas são linhas imaginárias servem para fazer a divisão cartográfica. então temos as linhas: meridiano de Greenwich, a linha do círculo polar antártico,a linha do Trópico de Câncer, a linha do Equador, a linha do Trópico de Capricórnio, e a ultima linha temos a linha do círculo polar antártico.
    Aluna: Evelyn Victoria Da Silva Madeiro 2º ano A manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!!
      Só não está na sequência proposta no desafio...
      Ficou muito bom!!!

      Excluir
  26. A primeira linha imaginária é o Meridiano de Greenwich,A segunda linha é o círculo polar Ártico,A terceira linha é o trópico de câncer, e quarta linha do equador que fica bem no centro,A quinta linha é o trópico de capricórnio,A sexta linha é a do circulo polar ártico .
    ass;Fernanda Torres 2 A

    ResponderExcluir
  27. Meridiano de Greerwich, Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer,Linha do Equador,Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.
    Josiane Silva Castro 2°ano A

    ResponderExcluir
  28. Meridiano de Greerwich, Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer,Linha do Equador,Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.
    Josiane Silva Castro 2°ano A

    ResponderExcluir
  29. PARÁ,MARANHÃO,TOCANTINS,AMAPÁ,MATO GROSSO,AMAZONAS,RORAIMA,RONDONIA,ACRE

    ALUNA; JAQUELINE LIMA MARTINS

    ResponderExcluir
  30. PARÁ,MARANHÃO,TOCANTINS,AMAPÁ,MATO GROSSO,AMAZONAS,RORAIMA,RONDONIA,RORAIMA,ACRE

    ResponderExcluir