10/11/2012

FATOS E ATOS SOCIAIS (deficiência)


Nota do Blog: Professor Paulo, parabéns pela sensibilidade que você demonstrou na abordagem de um assunto que é tão importante para a sociedade.


O professor Paulo Santana (língua portuguesa e arte) organizou um projeto juntamente com os alunos dos primeiros anos A, B e C onde abordou a temática da inclusão. A partir da história real de uma moça tetraplégica que adquiriu a poliomelite (paralisia infantil) enquanto criança e sobrevive por mais de trinta anos num hospital e vê o mundo através de imagens refletidas num espelho colocado acima de sua cama. Esta moça, chamada Eliana, estuda e produz trabalhos intelectuais, precisa apenas que alguém ligue o notebook para ela e ajuste uma espátula em sua boca, pois utiliza-se da mesma para manusear o teclado do computador. Esta moça tem objetivos, tem sonhos, se apaixona, enfim, externaliza sentimentos comuns a todo ser humano, provando que a deficiência não limita a pessoa enquanto ser subjetivo, que tem necessidades, anseios, expectativas, etc.
Tudo isto foi retratado pelos alunos, a metodologia foi de leitura compartilhada, cada um leu um trecho do livro, de forma que se tornou compreensível a mensagem do mesmo.
O projeto abordou também o tema da importância do dia da consciência negra, como e por que existe esta data. Segundo o professor Paulo, este dia marca a morte de Zumbi dos Palmares (20/11/1695), grande lutador da causa negra. Para tratar deste assunto e ressaltar o negro e sua cultura marcante, o professor Paulo destacou o cantor americano Louis Daniel Armstrong (1901-1951) negro de personalidade forte e caráter ímpar, colocou uma música muito famosa para o público ouvir " WHAT A WONDERFUL WORLD", que quer dizer "Que mundo maravilhoso", para falar sobre este cantor o aluno Cosmo, da Escola Luzia Nunes fora convidado, sua voz possante  contagiou o ambiente.
Os convidados para compor a mesa de honra foram todos os professores, coordenadores, diretores (fundamental e médio) e o professor Edilmar da Escola Luzia Nunes.

O cantor Washington Hermes esteve presente para abrilhantar o evento, bem como, nosso aluno do 3º ano Mike, que revelou a todos o seu talento como músico. Obrigada!

Parabéns a todos os alunos que se empenharam neste projeto e, sobretudo, parabéns ao professor Paulo pelo carinho com que coordenou o trabalho do início ao final!

Abraços!

Postado por Sandra

Fonte: http://escolajonathasmedio.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. meu estado;Para
    estado irmão;Maranhão
    coladinho;tocantins
    sul do Para;Mato Grosso
    norte do Para;Amapá
    Maior;Amazonas
    norte do maior;Roraima
    sul do maior;Roraima,Acre

    ResponderExcluir