segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Município que mais desmata é alvo de fiscalização no Pará


Visualizar Localização da sede municipal de São Félix do Xingu em um mapa maior


Fiscalização ambiental em São Félix do Xingu (PA), que lidera como município com mais desmatamento o último relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), levou à aplicação de R$ 12,3 milhões em multas pela destruição de 1,9 km² de mata. As áreas estavam sendo devastadas para formação de pastos, informa o Ibama. A ação no município situado no sul do Pará começou em 21 de outubro.

O órgão ambiental multou os proprietários e embargou as áreas. Alguns dos pontos de desmatamento estavam isolados no meio da floresta. Uma parte foi alvo de queimadas.

A operação do Ibama também visa coibir o uso ilegal do fogo, já que o município registra grande quantidade de focos de calor. Em agosto, reportagem do Globo Amazônia mostrou que São Félix do Xingu, apesar da grande incidência de queimadas, não possui Corpo de Bombeiros. A área do município é de 84.212 km², semelhante ao dobro do tamanho do estado do Rio.

Fonte: Globo.com


Nota do Blog: Ações como estas deveriam acontecer com mais freqüência, isto é, se o real interesse fosse coibir o desmatamento ilegal na Amazônia. Até quando iremos ter que conviver com estes altos índices de desmatamento? A maior parte das pessoas que me conhecem, falam que eu sou muito otimista, mas creio mesmo que o dia das pessoas perceberem o valor infinitamente maior da “floresta em pé” está muito próximo. Enquanto aguardamos vamos fazer nosso trabalho individual e/ou coletivo para a promoção das informações relativas ao valor da “floresta em pé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário