31/07/2009

EMBRAPA - Sistemas Orbitais de Monitoramento e Gestão Territorial

Para aqueles que querem saber mais sobre satélites, uma ótima opção é o website da EMBRAPA, denominado “Sistemas Orbitais de Monitoramento e Gestão Territorial”, neste é possível encontrar informações das mais variadas a respeito dos principais sistemas sensores utilizados em agricultura e meio ambiente no Brasil.


É só acessar o endereço: http://www.sat.cnpm.embrapa.br/

30/07/2009

Localizar HRC pela grade da CCD

Abaixo o primeiro link que informa como localizar as imagens CBERS-2B HRC de alta resolução (2,5 m), usando a grade de orbita ponto do CBERS-2 que está no segundo link.



Caso não queiram acessar os links, basta que vejam a imagem abaixo que é simples de entender, uma CCD é 25 vezes maior que uma HRC. A localização segue uma lógica de “batalha naval” (rsrs).


Grande Abraço,
Elton Jean Peixoto

27/07/2009

Vídeo do Estado do Pará

Muito legal, em espacial o começo com as imagens de satélite...

http://www.navegatube.pa.gov.br/videos/111/turismo

Atlas das Representações Literárias chega aos Sertões

Os Sertões, tantas vezes mencionados na literatura, surgem em mapas, fotos e imagens de satélites no segundo volume do Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras, lançado hoje pelo IBGE. O livro dá continuidade à coleção iniciada com o Brasil Meridional, em novembro de 2006. O Atlas será vendido a R$ 45 na loja virtual do IBGE http://www.ibge.gov.br/lojavirtual/, mas poderá ser acessado gratuitamente em www.ibge.gov.br, na seção Geografia.

Saiu mais uma lista da SEDUC

Lista disponível no link:

http://www.ioepa.com.br/site/includes/mostraMateria.asp?ID_materia=321218&ID_tipo=21

22/07/2009

Feira Pan-Amazônica do Livro se prepara para receber 500 mil pessoas em 2009

Mais de meio milhão de visitantes. Esta é a expectativa de público para a XIII edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, que foi lançada nesta quinta-feira (16) em um café da manhã no HANGAR. A feira, que esse ano homenageará a França, será realizada no período de 6 a 15 de novembro e terá inovações na programação, na qualidade de estandes e no espaço físico utilizado.

21/07/2009

Imagem de Satélite Landsat/TM de 13 de julho de 2008

Mapa elaborado com pontos de GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global), obtidos em trabalho de campo no município de São Miguel do Guamá-PA, em maio de 2009. Estes dados foram utilizados para elaboração de um mapa de vulnerabilidade à erosão de toda a área do município.


Favor ao usar citar fonte e me informar pelo e-mail: eltongeopa@yahoo.com.br

17/07/2009

Mapa publicado no site do NAVEGAPARÁ

O mapa abaixo com as INFOVIAS LANÇADAS E PROJETADAS no Estado do Pará eu elaborei para ser publicado no site do NAVEGAPARÁ, entre outros no mesmo site veja o link abaixo:

Link: http://www.navegapara.pa.gov.br/?q=infovias

Fórum Paisagens Marajoaras:ecoturismo, patrimônio e cultura

Promover o debate interdisciplinar sobre a paisagem, atividade pesqueira, cultura e as potencialidades turísticas da ilha do Marajó – esse é o objetivo do projeto Paisagens Marajoaras: ecoturismo, patrimônio e cultura em uma sociedade pesqueira, na ilha o Marajó, Estado do Pará (Brasil). Reunindo pesquisadores do Brasil e Espanha interessados em dialogar com as comunidades locais e com o poder público da ilha, a fim de lançar propostas para a melhoria da qualidade de vida na região.Pesquisadores, estudantes e a sociedade em geral têm a oportunidade de assistir e participar de tais discussões durante a realização do Fórum Paisagens Marajoaras: ecoturismo patrimônio e cultura, que será realizado em Belém, na Universidade Federal do Pará, no dia 14 de agosto de 2009. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas enviando um e-mail com nome e área de atuação para paisagensmarajoaras @gmail.com.

INFORMAÇÕES: http://paisagensmar ajoaras.blogspot .com/

Imagens do Satélite GeoEye-1

A Space Imaging do Brasil irá lançar no GEO Summit 2009, as imagens do satélite GeoEye-1.


21 a 23 de julho de 2009
Geo Summit Latino América 2009
Centro de Exposições Imigrantes
Rod. dos imigrantes, km 1,5 – São Paulo - SP